5 dicas essenciais para um PDV atrativo

O varejo é conhecido por ser um segmento dinâmico, principalmente, pela grande quantidade de concorrentes e a variedade de produtos. Muitas vezes, uma marca precisa brigar por espaço para aparecer e ser conhecida pelo púbico. Para isso, uma estratégia de marketing bem definida é importante, onde o PDV (Ponto de Venda) deve ser sempre o grande destaque. Afinal, este é o último ponto de contato com o cliente antes da concretização da venda.

Todos sabem que a grande maioria das compras é definida dentro das lojas. Muitas vezes existem fatores que influenciam o consumidor no último momento, como preço, disponibilidade e, lógico, as ações de merchandising. Para garantir o sucesso das suas ações no PDV reunimos algumas dicas essenciais para atrair o consumidor no momento da compra. Confira:

1. Considere uma verba de merchandising anual

A maioria das marcas e agências de promoções realizam ações apenas em datas comemorativas ou festas de final de ano. No entanto, você deve investir em atitudes para que o seu consumidor possa visitar a loja ou realizar compras do seu produto com mais frequência. Por isso, garantir que alguém represente a sua marca, enquanto os concorrentes não estiverem lá, fará que com os consumidores tenham mais empatia pelo seu produto ao longo do ano.

2. Contrate uma agência especializada no segmento de PDV

O promotor de vendas é o seu representante na loja, e ele tem algumas funções importantes além de representar a sua marca, como relacionar-se com os vendedores e conquistar o cliente. Para isso, ele precisa ser bem treinado, pois uma escolha malfeita pode comprometer o desempenho da ação. Por isso, as empresas devem ser cuidadosas na contratação dessas agências e na escolha dos promotores.

3. Visite os PDVs com frequência

O cliente moderno pesquisa as características de algum produto na internet e só visitam as lojas, caso queiram ver o produto físico ou tirar alguma dúvida com o vendedor ou promotor da marca. A decisão da compra sempre acontecerá na loja, por isso, é importante que o profissional no PDV saiba envolver o consumidor no ato da compra. Visitar o PDV frequentemente fará com que você possa acompanhar o desempenho das pessoas alocadas em cada loja e entender as dificuldades da venda.

4. Invista em treinamentos constantes

Assim como mercado, a sua empresa também sofre mudanças. Por isso, invista um percentual da sua verba e tempo no treinamento dos promotores, principalmente, se o seu produto for tecnológico. É importante, que o profissional no PDV saiba exatamente como envolver o consumidor na compra e tenha todas as informações para ajudá-lo nessa decisão. Além disso, treinamentos de capacitação de abordagem e técnicas de merchandising ajudarão os promotores a desempenharem suas atividades com maior facilidade.

5. Cause um impacto positivo no seu público

Um trabalho benfeito no ponto de venda pode impulsionar as vendas de determinado produto por diversos fatores: divulgação, exposição, demonstração, experimentação ou reposição. Identificar qual ou quais destes fatores podem impulsionar as suas vendas ajudará na hora da contratação do perfil correto do promotor de PDV e de escolher o tipo de preparo adequado para este profissional, para assim, causar uma boa impressão nos clientes.

E você, tem alguma dúvida sobre como tornar o seu PDV mais atrativo? Deixe o seu comentário e compartilhe as suas experiências conosco!

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