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Gestão de pessoas: 5 dicas simples que fazem toda diferença

Um dos maiores desafios de quem comanda um negócio é a gestão de pessoas. Afinal, não basta apenas oferecer bons salários e exigir o cumprimento de metas!

Antes de focar apenas nos números, o gestor precisa ter consciência de que investir no bem-estar de seus colaboradores garante ganhos diretos para a empresa. Isso inclui o aumento de produtividade e maior qualidade nos produtos ou serviços. Algumas dicas simples, como as que apresentamos a seguir, podem ajudar você a trabalhar a gestão de pessoas no seu negócio. Confira!

1. Otimize a contratação

A gestão de pessoas começa antes da entrada do profissional na empresa, durante o processo de contratação. O problema é que, muitas vezes, deve-se fazer a integração de um novo colaborador às pressas. “Preciso preencher uma vaga em aberto, urgente!”.

Atenção! Essa é uma etapa importante e que pode permitir que o gestor consiga reter ou atrair talentos. Por isso, antes de partir para a contratação, tenha em mente as características que você espera encontrar nesse profissional. Assim, não deixe de apresentar a ele todas as informações sobre a empresa.

Aproveite o período de experiência para verificar a integração dele com a empresa e se o desempenho apresentado atende às suas expectativas.

2. Capacite a sua equipe

A qualificação profissional é um fator importante na hora da contratação e da promoção. Mas se você pretende obter o melhor dessa equipe, você precisa pensar também em capacitação.

A gestão de pessoas deve servir como um incentivo para os funcionários. Afinal, procure meios para que eles vistam a camisa do negócio. Invista no treinamento da equipe e na orientação dos processos de acordo com a cultura organizacional da sua empresa.

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Dar feedbacks somente quando algo errado acontece pode ser um grande erro de gestão de pessoas: atenção!

3. Aposte nos feedbacks

Um dos maiores desafios na gestão de pessoas é o feedback, muitas vezes confundido com ocasiões nas quais o gestor apenas faz críticas. Mas é o contrário disso! O feedback é uma ferramenta que ajuda o funcionário a crescer. Afinal, serve como um guia para que ele consiga perceber se está ou não no caminho certo.

O ideal é que o feedback seja frequente e que destaque os pontos positivos de cada profissional. Ou seja, indique o que precisa ser melhorado, não apenas apresentando os problemas, mas mostrando também possíveis soluções.

4. Ofereça um bom ambiente de trabalho

Falar em gestão de pessoas diz respeito à busca pela melhor qualidade de trabalho do profissional. E essa qualidade é diretamente influenciada pelas condições de trabalho fornecidas pela empresa.

Ofereça um ambiente com o mobiliário e materiais necessários para que o profissional consiga exercer suas funções. Que tal realizar uma pesquisa interna? Saiba como anda a opinião de sua equipe em relação ao ambiente de trabalho em sua empresa.

Muitas vezes, o gestor não tem consciência de que medidas simples como a troca de uma cadeira ou mesmo um aparelho de ar-condicionado para uma sala abafada podem interferir positivamente no desempenho e motivação de um funcionário.

5. Invista em marketing de incentivo

Quer manter a equipe sempre motivada e explorar todo o talento e potencialidade de seus funcionários e ver o negócio crescer? Invista no marketing de incentivo, com campanhas estratégicas de motivação utilizadas para reconhecer o bom desempenho dos funcionários oferecendo prêmios ou outro tipo de recompensa.

Gostou das nossas dicas? Que tal deixar aqui nos comentários as estratégias de gestão de pessoas que você utiliza em sua empresa?

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