Loyalty marketing é uma expressão nova, da qual muitas pessoas ainda não ouviram falar, mas com certeza já usufruíram desse tipo de benefício de alguma empresa de que são clientes fiéis. Se você alguma vez ganhou um jantar ao acumular pontos por abastecer seu carro sempre no mesmo posto de gasolina ou ganhou um procedimento estético no salão que frequenta por utilizar determinada quantidade de serviços, então já participou de algum programa de fidelidade.
O loyalty marketing (marketing de fidelização) pode ser definido como uma forma de reter e fidelizar os clientes por meio de campanhas de fidelização.
As campanhas de fidelização têm o objetivo de incentivar os clientes a consumirem os produtos e serviços da empresa em troca de algum benefício. Esses benefícios podem ser descontos, a utilização de um serviço ou o sorteio de algum prêmio de maior valor, como um carro, por exemplo.
Vamos ver a seguir alguns motivos para a sua empresa investir em loyalty marketing.
1. Melhorar o relacionamento com o cliente
As campanhas de loyalty marketing podem melhorar o relacionamento entre a empresa e o cliente. Se aquele cliente se tornar fiel, ele manterá um relacionamento estreito com a empresa e isso ajudará a melhorar o atendimento e os seus produtos a longo prazo, para esses e também para outros clientes.
2. Reduzir custos com atendimento
Se a sua empresa mantém um relacionamento de fidelidade com a clientela, com o tempo esses clientes serão conhecidos pelos colaboradores da empresa. Dessa forma, o atendimento será mais rápido e mais eficaz, pois os funcionários já conhecem a necessidade do cliente.
3. Aumentar sua receita
Clientes fiéis tendem a consumir mais produtos e gerar mais receita para o seu negócio, pois conforme o tempo vai passando sua renda e suas necessidades aumentam, e o consumo também aumenta.
4. Atrair novos clientes
As campanhas de loyalty marketing também podem atrair novos clientes para o seu negócio porque, se eles perceberem as vantagens que a sua empresa oferece, não hesitarão em conhecer os seus produtos.
5. Divulgar o seu negócio
Se o cliente é fiel à sua marca, significa que ele está satisfeito. Dessa forma, ele poderá divulgar sua empresa para amigos, familiares e conhecidos, trazendo retorno a longo prazo.
6. Defender a sua marca
Defensores da marca são os clientes que falam positivamente dela ou do produto com amigos, familiares e conhecidos. Explore seus clientes fiéis para que contem experiências positivas, principalmente nas redes sociais. Incentive que eles falem dos benefícios que a empresa oferece aos clientes. Assim, atrairão outros clientes para a empresa.
7. Contratar uma empresa especializada
O mais importante de tudo é contratar uma empresa especializada em campanhas de loyalty marketing. Não caia na armadilha de achar que é um trabalho simples e que o seu departamento de comunicação mesmo possa fazer isso. Talvez ele até possa, mas se a empresa optar por contratar um serviço especializado as campanhas serão bem planejadas e executadas. Profissionais especializados e com experiência de mercado saberão fazer as melhores campanhas para o seu negócio e sua empresa obterá resultados satisfatórios.
Você concorda com esses motivos para a sua empresa investir em loyalty marketing? Deixe o seu comentário no post!