As estratégias do marketing de incentivo se mostraram bastante eficientes quando bem planejadas e executadas. Não há uma fórmula mágica para obter resultados expressivos, mas há caminhos que necessitam de planejamento e jogo de cintura. Assim é possível criar ações de incentivo que aumentam a motivação das pessoas envolvidas com a companhia.
Trata-se de uma ferramenta mais ampla do que apenas premiar aqueles que obtiveram melhores resultados, uma vez que agrega algo que é intangível como a motivação. Também envolve fatores mais tangíveis, a exemplo das necessidades da companhia, a diminuição de riscos, entre outros fatores que tornam o desempenho dos colaboradores mais expressivo. Saiba mais.
O que é marketing de incentivo
Basicamente o marketing de incentivo são conjuntos de ferramentas com objetivo de gerar a motivação e entusiasmo dos envolvidos, sejam eles funcionários, clientes, fornecedores e parceiros da empresa. Para isso são elaborados programas de incentivo para estimular melhorias pessoais e organizacionais que fortalecem espírito de equipe, modificar (ou manter) a postura e comportamento, diminuir os esforços dos concorrentes e demais objetivos relacionados às necessidades da companhia.
A estratégia engloba campanhas de incentivo, endomarketing, planos para fidelização, workshops, eventos, viagens, entre outras ações atingir objetivos e metas da organização. Um ponto a ser enfatizado é o caráter sustentável das ações, em que seu custo é suprido com os resultados obtidos, bem como o aumento do lucro.
A importância do planejamento
Não há dúvidas que uma campanha de incentivo dificilmente vai funcionar se não for realizado um planejamento adequado, que começa pelo diagnóstico. Nele, o gestor irá identificar os fatores geradores da campanha, o motivo para que ela será criada. O diagnóstico deve ser feito por pessoas que conhecem bem o perfil do público, o mercado, a cultura que ele está inserido e a concorrência.
O planejamento é o momento em que são definidos os objetivos da campanha, bem como as metas, objetivos secundários, as métricas de avaliação, o cronograma das peças e ações direcionadas ao público. Além disso, é preciso definir quais serão os prêmios e como será feita a comunicação com os participantes.
O ideal é definir metas realistas e que podem ser cumpridas pelos envolvidos. O planejamento também serve para elaborar uma estratégia para engajar os participantes, que farão com que percebam o interesse da companhia, sua preocupação e investimento seus talentos internos. Lembre-se que eles precisam de estímulos para permanecerem motivados. Planeje como serão esses incentivos, quando e como ocorrerão até a data final campanha.
Feedback
Pense no seu funcionário como seu público-alvo, o qual necessita ser valorizado. Fundamentar o planejamento na valorização dos envolvidos garante resultados mais expressivos. E sim, o planejamento pode ser modificado conforme a realidade da campanha, principalmente se houver o feedback constante, importante para orientar a estratégia.
O marketing de incentivo também permite comprovar resultados e analisá-los para aperfeiçoar futuras campanhas. Eles vêm acompanhados de prêmios aos participantes destaques quando são atingidas as metas. Até mesmos esses devem não devem ser pensados a esmo. O ideal são bens duráveis, bens de consumo, investimento na carreira ou viagens, ambos relacionados à memória das pessoas. No mais, bons resultados.
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