Employer Branding

A qualidade de vida profissional é um medidor do Employer Branding?

Não são apenas os salários atrativos e os benefícios competitivos que têm o poder de reter talentos em uma organização. Muitas vezes, a qualidade de vida, o clima de trabalho e os desafios oferecidos exercem uma influência muito maior para atrair e manter os colaboradores engajados.

É nesse contexto que surge o Employer Branding, um conceito que aparece cada vez mais forte no mercado para reter e motivar equipes. Conheça mais sobre essa estratégia no post de hoje:

O que é Employer Branding?

Assim como uma empresa precisa desenvolver produtos e serviços de qualidade, criando uma marca confiável e com diferenciais competitivos para se sobressair no mercado, ela também deve construir a sua reputação enquanto empregadora.

O Employer Branding é justamente a área que cuida desse ponto tão fundamental para uma empresa. Afinal, sem os talentos certos, dificilmente uma organização conseguirá crescer, inovar e se manter competitiva no mercado.

Através das técnicas de Employer Branding, a empresa constrói a reputação da organização enquanto empregadora. O objetivo é fazer com que ela se torne um lugar desejável para trabalhar, mostrando aos atuais colaboradores quais são os benefícios em seguir carreira na instituição.

Employer Branding vai muito além do salário

Como você viu, apenas oferecer salários competitivos não é mais suficiente para atrair e reter bons colaboradores. A competição não está acirrada apenas para quem procura o emprego: as empresas também enfrentam dificuldades em formar times que sejam realmente engajados e gerem valor para a empresa.

É nesse momento que entram outros critérios, muitas vezes subjetivos, que fazem toda a diferença para que um colaborador se sinta valorizado ou almeje trabalhar em uma organização.

Condições de trabalho

As condições oferecidas pela sua empresa para que os colaboradores realizem suas atividades conta muito pontos na motivação e na retenção de talentos. Oferecer equipamentos defasados ou com má qualidade faz com que as pessoas se sintam desvalorizadas e não consigam desempenhar o seu melhor, aumentando a sensação de insatisfação.

Desenvolvimento profissional e pessoal

Outro ponto importante que precisa ser trabalhado no Employer Branding são os investimentos que a organização está disposta a fazer para contribuir não apenas com o desenvolvimento profissional do colaborador, mas também com o pessoal

Oferecer cursos, treinamentos, palestras e monitorias colabora tanto para deixar as equipes mais engajadas como para aperfeiçoar as habilidades de cada funcionário, potencializando seus talentos individuais para o crescimento da empresa.

Valores e clima organizacional

Toda empresa precisa ser regida por valores para orientar os seus rumos e definir o perfil de colaboradores mais adequado.

A forma como a empresa e os líderes tratam as situações cotidianas e desafiadoras no trabalho interfere diretamente no clima organizacional. Isso tem o poder de motivar os colaboradores ou de arruinar as relações de trabalho — afinal, ninguém quer trabalhar em um ambiente hostil e tóxico.

Qualidade de vida

Todos os pontos que listamos acima também contribuem para melhorar a qualidade de vida do colaborador, tanto dentro como fora da empresa.

Atualmente, as pessoas buscam locais onde elas possam se desenvolver, onde tenham a liberdade para apresentar ideias e criar coisas novas. Além disso, todos querem trabalhar com equipes que sejam respeitosas e que os motivem a fazer o seu melhor.

Um ambiente tranquilo e sem as temidas “picuinhas”, bons instrumentos de trabalho, líderes inspiradores, horários flexíveis e possibilidade de home office são apenas alguns dos exemplos de atitudes que uma empresa pode tomar para reter talentos.

A sua empresa já realiza alguma iniciativa para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores? Conte para a gente nos comentários e compartilhe suas experiências!

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