Endomarketing (ou marketing interno, em português) é um conjunto de estratégias e ações do marketing institucional voltado especificamente para o público interno de uma empresa. Saber como usar endomarketing pode trazer muitos benefícios para sua empresa, inclusive financeiros. Afinal, seu público interno é o maior propagador de sua marca e tem forte poder de influência para o sucesso dos negócios!
No post de hoje, vamos mostrar a você como é possível usar o endomarketing para criar uma cultura de colaboração. Acompanhe!
Importância do endomarketing
Soul Bakin, criador do termo endomarketing, ao afirmar que “as empresas que satisfazerem seus clientes internos serão as com maior chance de terem clientes externos também satisfeitos”, deixa claro o papel de um colaborador para a empresa.
No entanto, não é raro nos depararmos com empresas que gastam milhares de reais em campanhas de fidelização de clientes, mas se esquecem justamente de seu cliente principal: o interno.
Além de não produzir como o esperado, um colaborador insatisfeito é capaz de manchar a reputação de um negócio. Na era digital, informações negativas podem gerar danos sérios à sua marca, principalmente se ela for pequena ou nova no mercado.
Portanto, é importante que os colaboradores sejam alinhados à cultura organizacional da empresa e tenham uma boa visão dela, pois a visão que eles têm de seu negócio será divulgada em seu círculo social.
Endomarketing como cultura de colaboração
Muitas empresas incentivam a competitividade dentro da organização e oferecem bônus para metas individuais, pois acreditam que o individualismo estimula o crescimento. Porém, essa cultura está caindo por terra.
Hoje, muitas empresas já perceberam que incentivar o trabalho em equipe traz melhores resultados. Afinal, ao buscarem uma meta em comum, todos se ajudarão mutuamente. O objetivo do endomarketing é engajar os colaboradores em torno do mesmo ideal, integrando as equipes e demonstrando a força de cada colaborador nos resultados e nas metas da empresa.
Como usar endomarketing na empresa
Sua empresa pode adotar diversas estratégias de endomarketing — isso dependerá apenas de qual objetivo você deseja alcançar. Se sua intenção é usar o endomarketing como cultura de colaboração, comece adotando as seguintes estratégias:
Ofereça treinamento
Para vender um produto, é necessário conhecê-lo. O mesmo vale para os funcionários: se deseja que colaborem com a empresa, precisa apresentá-la a eles de forma eficiente, gerando credibilidade e confiança.
Integre a comunicação
Facilite a comunicação entre diferentes setores da empresa, para que não haja falhas de comunicação que prejudiquem os processos. Isso faz com que os colaboradores entendam que são membros da mesma equipe.
Trace um objetivo em comum
Se o trabalho em equipe se torna mais produtivo, nada de traçar objetivos individuais e cada colaborador atingir uma meta. A ideia é todos trabalharem juntos em torno do mesmo objetivo. Estabeleça uma meta em comum e faça com que todos percebam a importância da participação de cada um para que o objetivo seja alcançado.
Cumpra as promessas
Não prometa carros, viagens, aumento de salário ou qualquer outro benefício que a empresa não possa cumprir. Ofereça vantagens dentro da realidade da empresa e cumpra com sua palavra, caso contrário, os colaboradores se sentirão desmotivados. Isso não é uma boa estratégia de endomarketing.
Essas são algumas ideias de como usar endomarketing para gerar colaboração entre os setores. Como você pode ver, até as ideias mais simples podem trazer grandes benefícios para o seu negócio, então não deixe de colocá-las em prática!
E você, já investe na cultura de colaboração da empresa? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário abaixo e participe das nossas discussões!