Como funciona a avaliação de desempenho com marketing de incentivo

Na hora de planejar um marketing de incentivo, é muito comum surgirem algumas dúvidas na hora de fazer a avaliação de desempenho dos seus colaboradores. E essa avaliação é fundamental, pois estimula ainda mais os funcionários e equipes a alcançar melhores resultados em seu trabalho. Quer saber como funciona a avaliação de desempenho e aplicá-la na sua empresa? Então confira nosso post de hoje!

A avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho é uma ferramenta muito eficaz para avaliar as atividades dos colaboradores e das equipes, de forma que cada um seja recompensado a partir de seus próprios méritos. Mas, independentemente da técnica de avaliação que o gestor escolha para mensurar os resultados de seus funcionários, o ponto chave é o marketing de incentivo com a fixação de objetivos claros.

Assim, se torna possível aplicar outras metodologias, além da tradicional avaliação de desempenho. Continue a leitura para conhecê-las.

Avaliação quantitativa

É um tipo de avaliação de desempenho muito eficiente: através de números e gráficos, é mais fácil saber como está o trabalho dos colaboradores e apresentar uma análise de todos os resultados aos funcionários de forma concreta.

Esse tipo de avaliação pode ser feita através de número de vendas, de atendimentos, índice de respostas, entre outros. É ótima para a área de marketing, principalmente no comércio varejista.

Avaliação qualitativa

Nesse caso, a avaliação é realizada de acordo com aspectos que vão além de números, como, por exemplo, verificar o grau de avaliação de um cliente ou o resultado final de um importante projeto.

É uma ótima metodologia para que a empresa se veja como um todo e possa visualizar de forma prática em quais aspectos ela pode melhorar e/ou se aperfeiçoar.

Como é um tipo de avaliação de desempenho que também leva em conta os aspectos comportamentais, seus critérios muitas vezes são estabelecidos pelos gestores, administradores e donos do negócio.

Avaliação 360º

De todos os métodos de avaliação de desempenho, a 360º é considerada a mais completa de todas, pois leva em conta tanto os aspectos quantitativos quanto qualitativos, já que os próprios colaboradores avaliam a si mesmos e a todos os seus colegas. Ou seja, são avaliadores e avaliados ao mesmo tempo.

Dessa forma, cada colaborador tem uma avaliação global, realizada tanto pelos gestores como por seus próprios colegas. Isso representa um reconhecimento do trabalho da pessoa, implicando em maior satisfação pessoal e maior produtividade no trabalho.

Todas as avaliações podem ser realizadas através de uma simples plataforma, que faz o registro de cada funcionário e as suas respectivas avaliações de desempenho. Através dela, essas avaliações são convertidas em pontos, que podem ser trocadas posteriormente por uma premiação — que pode ser em forma de prêmio, bônus, vale-presente ou de alguma promoção.

Graças ao marketing de incentivo, a avaliação de desempenho faz com que o aumento da produtividade seja certo, uma vez que as empresas fazem com que os seus colaboradores apresentem melhores resultados em seu trabalho, gerando também uma maior satisfação em cada um deles. Isso tudo faz com que eles se tornem mais eficientes e provoca, por consequência, a diminuição da rotatividade e a maior qualidade de seus serviços. Ponto para a empresa!

Ainda tem dúvidas sobre o marketing de incentivo nas empresas? Quer implantar um sistema de avaliação de desempenho eficiente na organização? Deixe seu comentário e nos conte suas dúvidas e sugestões!

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