Como motivar uma equipe de vendas com Marketing de Incentivo

Descobrir como motivar uma equipe de vendas pode ser um desafio para muitos gestores. Por isso, o Marketing de Incentivo é uma opção prática e eficiente!

Muitos gestores se perguntam como motivar uma equipe de vendas. Essa preocupação é constante, já que esses colaboradores são o motor do negócio. Portanto, mantê-los engajados é essencial para o bom desempenho da empresa.

Portanto, o Marketing de Incentivo entra como uma opção inteligente e eficaz para manter os membros do time estimulados. Assim, a prática vem se tornando cada vez mais comum em grandes empresas. E o conceito é simples: a partir de recompensas, os colaboradores são impulsionados a alcançar resultados cada vez melhores.

No entanto, muitos gestores não sabem nem mesmo por onde começar. E descobrir por conta própria como motivar uma equipe de forma eficaz pode levar tempo.

Neste artigo, você vai entender como motivar uma equipe de vendas por meio do Marketing de Incentivo. Além disso, encontrará dicas práticas de como implantar um programa de motivação em sua empresa. Vamos nessa?!

Avaliação de desempenho

O primeiro fator a ser considerado ao adotar um programa de incentivo é como o desempenho dos colaboradores será mensurado. Nessa etapa, os gestores precisam definir quais indicadores serão usados na avaliação de resultados.

Aumentar vendas ou atendimento

O objetivo da empresa é aumentar o número de vendas ou de atendimentos? Então, a avaliação deve ser quantitativa. Isso significa que os parâmetros serão os números encontrados nos relatórios de vendas e atendimento, por exemplo.

Satisfação do cliente

Agora, se o objetivo da empresa é aumentar o índice de satisfação dos clientes, a avaliação deve ser qualitativa. Nesse caso, os parâmetros serão, por exemplo, o feedback recebido dos consumidores por meio de pesquisas de satisfação ou avaliação de um produto ou serviço nas redes sociais

Avaliação 360º

Além dessas opções, há também a possibilidade de fazer uma avaliação 360º. Ou seja, considerar indicadores quantitativos e qualitativos na avaliação individual dos colaboradores e também da equipe.

Esse tipo de análise produz resultados mais sólidos, pois aumenta simultaneamente a produtividade dos colaboradores e a satisfação dos clientes.

Quais recompensas escolher?

Depois de definir os indicadores que serão usados, é preciso saber como motivar uma equipe por meio de recompensas. Os gestores, então, têm de escolher os prêmios, que não podem ser qualquer coisa. Devem ser recompensas adequadas ao perfil dos colaboradores, para que eles sintam-se estimulados a conquistá-las.

Prêmios físicos

Os prêmios físicos, como eletrodomésticos, celulares e notebooks são os mais comuns. Além de serem motivadores poderosos, essas recompensas funcionam como troféus. Afinal, é uma lembrança concreta de que vale a pena superar as metas.

Viagens de incentivo

Outra forma de motivar os colaboradores é por meio de viagens de incentivo. Podem ser viagens individuais ou para toda a equipe. No caso do time viajar junto, além dos colaboradores aproveitarem o tempo para se divertir e conhecer novos lugares, a empresa ganha com a maior integração e sintonia da equipe.

Programas de pontuação

Programas de pontuação também são ótimas formas de incentivo. Os colaboradores são estimulados a acumular pontos que, posteriormente, podem ser trocados por benefícios. As recompensas, então, podem ser as mais diversas, como prêmios físicos, viagens, experiências e até horários mais flexíveis.

Então, o próprio colaborador escolhe quando e o que quer receber como prêmio dentre uma lista pré-cadastrada pela empresa.

Como gerenciar o programa de incentivo

A forma como o programa de incentivo será administrado é, talvez, o maior desafio dos gestores. Mas há maneiras mais práticas de organizar e coordenar essas ações.

Plataforma para metas e pontuações: tudo num mesmo lugar

Os gestores podem contar com a plataforma StarsPremium, que centraliza metas e pontuações em um só lugar. Por lá, os colaboradores têm acesso aos objetivos, resultados e a um ranking. Eles também podem salvar prêmios específicos para tratá-los como objetivos individuais.

Na outra ponta, o gestor gerencia toda a campanha de incentivo por meio da mesma plataforma. Em um único lugar, ele tem acesso a dados e relatórios úteis para traçar estratégias com informações precisas.

Campanha personalizada

Além disso, a StarsPremium, por ser especialista em programas de incentivo, trabalha a campanha como um todo. A empresa começa pelo diagnóstico e análise do negócio e segue junto ao gestor até a apuração de resultados e premiação, passando, é claro, por etapas essenciais do processo, como o planejamento e comunicação das campanhas.

Dessa forma, o gestor ocupa-se menos em pensar em como motivar uma equipe de vendas, já que conta com a parceria de quem é especialista no assunto!

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