Marketing e vendas: a parceria que domina o desempenho do funcionário

Se os times de marketing e vendas estiverem em sintonia, a empresa alcançará os melhores resultados: veja como!

Marketing e vendas são dois setores que devem caminhar juntos para que a empresa obtenha os melhores resultados. Parece óbvio, mas existem empresas em que as duas áreas não se comunicam.

O fato de ignorar as relações entre os dois setores vem do pensamento equivocado de que o marketing não tem nenhuma responsabilidade sobre o resultado das vendas. Ou seja, o setor trabalha apenas para atrair o público e nada mais.

O grande pecado

Se as equipes de marketing e vendas trabalharem com metas distintas, dificilmente alcançarão resultados satisfatórios. Por outro lado, se os funcionários de ambos os setores estiverem motivados e em sintonia, a troca de experiências proporcionará o crescimento tanto dos colaboradores quanto da própria empresa.

Para que isso aconteça, é fundamental que os objetivos dos times de marketing e vendas estejam alinhados. É também importante que as equipes conversem entre si, pensando juntas em novas estratégias.

As estratégias de marketing têm de estar alinhadas com vendas – afinal, é um canal para fechar mais clientes!

1. Aproxime os times

A aproximação das equipes de marketing e vendas é essencial para que essa sintonia aconteça. Uma forma de fazer isso é promover periodicamente reuniões das quais funcionários de ambos os times participem.

Nesses encontros, o pessoal do marketing pode compartilhar suas estratégias com os vendedores, utilizar de dúvidas frequentes dos clientes para projetar campanhas. Ao mesmo tempo, a equipe de vendas apresenta informações valiosas ao marketing, como atualizações no perfil do cliente e comportamento do consumidor na jornada de compra.

Outra opção é utilizar ferramentas que facilitem esse contato, como a plataforma StarsPremium. O sistema cumpre um importante papel de centralizar a comunicação entre colaboradores e gerir campanhas.

2. Estabeleça metas em comum

Muitas vezes, as equipes de marketing e vendas se distanciam, porque têm objetivos completamente distintos. Por isso, é importante que os dois times compartilhem metas para que cresçam juntos. Parece impossível? Não é, não!

Com os colaboradores das duas equipes empenhados em bater o mesmo resultado, o desempenho dos funcionários pode ir muito além.

Por exemplo: a ação de marketing “x” tem de atrair determinado número de pessoas interessadas em específico produto. E, destas, a equipe de vendas precisa converter uma percentagem concordada entre ambas as partes em clientes.

Por isso, é importante contar com um sistema em que os integrantes da equipe têm acesso às metas, resultados obtidos e até a um ranking. A StarsPremium reúne essas e outras ferramentas necessárias para ajudar a empresa a alcançar seus resultados com escalabilidade e agilidade.

3. Sincronize as ações

Além de compartilhar metas, funcionários dos setores de marketing e vendas devem trabalhar com ações sincronizadas. Isso significa que a atuação de um deve estar alinhada às ações do outro e vice-versa.

Por exemplo, se o marketing desenvolve uma ação para promover determinado produto, a equipe de vendas deve ser informada para que possa trabalhar os mesmos valores no momento da prospecção e da venda.

4. Acompanhe os resultados

Com as equipes de marketing e vendas trabalhando juntas, é importante unificar os dados na hora de medir os resultados. Assim, a empresa consegue ter uma visão ampla de todo o processo e obter resultados precisos sobre as ações conjuntas.

A partir dessas informações, será possível traçar novas estratégias, baseadas nos dados obtidos. O setor de vendas, por exemplo, passa a saber o que tem chamado mais atenção do público nas ações de marketing. Assim, pode traçar novas estratégias para a venda de determinado produto.

Da mesma forma, o pessoal do marketing tem acesso aos resultados das vendas. Ao identificar, por exemplo, que existe a tendência de compra de dois produtos juntos, pode criar ações específicas para a impulsionar as vendas conjuntas.

5. Mantenha as equipes motivadas

Os times de marketing e vendas são os que mais sofrem pressão dentro de uma empresa. Afinal, esses colaboradores são o coração do negócio. Por isso, é importante que os integrantes dessas equipes estejam motivados a alcançar resultados cada vez melhores.

Essa motivação pode vir, por exemplo, de programas de incentivo e bonificações condicionadas ao cumprimento de metas. Nessa parte, a empresa pode contar com a ajuda da StarsPremium, focada em campanhas customizáveis e no fornecimento da plataforma para gestão da equipe e bonificação.

Pela plataforma, é possível mensurar os resultados dos times com precisão e monitorar o desempenho de cada colaborador. O funcionário, por sua vez, tem sua própria homepage, onde acompanha sua pontuação e cadastra seus prêmios desejados para tê-los como objetivo.

Portanto, ao investir constantemente em campanhas de incentivo, a empresa mantém os colaboradores engajados com suas metas e motivados a melhorar cada vez mais seus próprios resultados.

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