Muitos gestores de empresas acreditam que sua equipe de trabalho pode produzir mais do que fazem; por outro lado, colaboradores, de modo geral, entendem que precisam de motivação ou recompensas para entregar mais que o esperado. Ainda há os casos de funcionários talentosos que sabem de seus potenciais, se destacam dos demais, mas não acreditam que seus valores estão sendo reconhecidos. Sendo assim, é preciso pensar nos melhores incentivos para reter talentos em sua companhia.
Antes de tudo, é preciso entender a importância de manter os talentos da sua empresa engajados com seus objetivos e metas. Esses profissionais costumam chamar a atenção do mercado e se eles não se sentirem valorizados por você, provavelmente concorrentes chegarão até eles ou, estando desmotivamos, passarão a produzir menos.
Diante disso, vamos mostrar algumas práticas que podem ser eficientes para fazer com que colaboradores talentosos vistam a camisa da empresa. Confira!
Viagens e passeios
Um incentivo comum e eficiente é oferecer viagens para os funcionários mais produtivos. Podem ser passeios de rápida duração aos finais de semana em meio a um mês de trabalho ou jornadas mais longas durante as férias. A ideia é proporcionar uma experiência diferente e marcante para os colaboradores, algo que normalmente eles não teriam recursos para fazer.
Além de ser uma premiação motivadora, essa será uma ótima forma para que eles possam relaxar, estreitar suas relações com a empresa e engajar outros funcionários.
Férias mais duradouras
Esticar o período de descanso de funcionários deve ser algo analisado com cuidado. É preciso avaliar o impacto que a ausência deles causaria na produtividade ou nas receitas da empresa. Contudo, é um benefício tão proveitoso para os colaboradores quanto uma viagem, pois eles teriam mais tempo para aproveitar os momentos de lazer.
Em ambientes de trabalho mais sobrecarregados, essa premiação pode reduzir ainda mais níveis de ansiedade e estresse dos seus talentos.
Prêmios de reconhecimento
Outro ponto a se levantar nessa discussão é que um profissional mais talentoso, muitas vezes, não busca por recompensas palpáveis, mas sim o reconhecimento de seus superiores, dos demais funcionários ou do mercado — ou seja, algo até mesmo intangível, mas que afete positivamente a sua moral.
Nesse caso, algumas premiações que podem funcionar muito bem são jantares de negócio com diretores, cursos e treinamentos, participação ativa em reuniões da empresa, planos vantajosos de carreira, viagens para os maiores eventos da área, entre outros. A ideia é fazer o colaborador sentir-se prestigiado. Os talentos precisam perceber que suas ações podem atingir um patamar superior dentro da própria organização.
Benefícios financeiros
Premiações em dinheiro são incentivos para reter talentos que devem ser cuidadosamente planejados. Um dos elementos a serem analisados é o fato desse bônus ou comissão ser incorporado pelo colaborador às suas despesas mensais, o que o tornaria refém de uma receita variável e sem garantias.
Logo, o ideal é pensar em planos de remuneração em longo prazo, como participação nos lucros trimestrais, semestrais ou anuais da empresa, compra de ações em companhias de capital aberto ou bônus liberados após médios e longos períodos (14º salário, por exemplo).
Como escolher os melhores incentivos para reter talentos?
Não há premiação ideal sem conhecer aqueles que podem ser agraciados. Para instalar um programa de marketing de incentivo, você precisa diagnosticar a situação da empresa e o nível de satisfação dos funcionários. O próximo passo é planejar um mecanismo e criar um sistema claro, com metas alcançáveis, em que todos os colaboradores, ou grupo diferentes, possam ter as mesmas chances de ganhar.
Para criar um ambiente engajador você deve saber o que faria seus colaboradores mais talentosos serem mais ativos, estimulados, competitivos e felizes. O propósito é mexer no psicológico de cada um de forma que isso se reflita na entrega de melhores experiências para o consumidor final e maiores retornos para a empresa.
Por exemplo, uma viagem pode funcionar bem para um setor de telemarketing ou outro setor que envolva a interação constante com o público; ao passo que mais tempo de férias pode ser mais efetivo com funcionários que passam muito tempo longe da família.
E na sua empresa, quais seriam os melhores incentivos para reter talentos? O que funcionaria melhor para você? Deixe sua opinião nos comentários!