Como utilizar o incentivo para vencer tempos de crise

O marketing de incentivo é um estímulo utilizado pelas empresas visando aumentar a produtividade com base em metas para a equipe. O incentivo em tempos de crise é especialmente recomendado porque surte resultados a curto prazo, visando amenizar os efeitos da recessão. Ainda não conhece essa eficiente técnica de motivação? Preparamos esse texto para falar um pouco sobre sua importância em épocas mais difíceis e como pode ser implementada. Confira!

Por que é importante oferecer o incentivo em tempos de crise

Crises causam desmotivação nas equipes. Surge nos funcionários o medo de perder o emprego e o receio de ver a empresa encerrar suas atividades. Tamanha insegurança pode ter um efeito devastador na lucratividade, pois causa queda na produtividade e, quando o desânimo se espalha por todos os setores, pode trazer sérios prejuízos.

Por isso, é essencial, em cenários como esse, que se adotem ações voltadas para incentivar os colaboradores. Essas técnicas visam dar um novo ânimo à equipe, resgatando a produtividade e gerando efeitos benéficos para a companhia. O marketing de recompensa atua justamente nesse ponto, criando uma política de metas e recompensas.

Os benefícios do marketing de incentivo

O marketing de incentivo pode trazer uma nova motivação para as equipes ao mesmo tempo em que se incentiva resultados. Ele estimula os funcionários de duas formas. Primeiro, dá um motivo concreto para que eles trabalhem mais para atingir suas metas: o reconhecimento de seu talento por meio da recompensa. Em segundo lugar, a sensação de desânimo típica de períodos de menor produtividade é afastada, pois o funcionário coloca seu foco no atingimento de uma meta, deixando de lado a tão prejudicial inércia.

Outro grande benefício dessa estratégia é que ela necessita de poucos investimentos. É claro que a empresa terá que gastar dinheiro para adquirir as recompensas oferecidas, mas esse gasto só ocorrerá caso as metas estipuladas sejam batidas. Dessa forma, o gasto só vem caso haja a receita proveniente do trabalho da equipe.

O terceiro benefício que podemos citar, é claro, é o aumento na produtividade e nas vendas, algo importante em qualquer época, mas mais difícil de ser alcançado em tempos de crise.

Como implementar o marketing de incentivo

As metas traçadas precisam ser realistas, para que a equipe se sinta estimulada a alcançá-la. Traçar metas impossíveis apenas trará um desânimo maior, causando o efeito oposto do pretendido.

Em segundo lugar, é preciso pensar em prêmios que realmente interessem à equipe. Em épocas de crise, em que as metas são mais difíceis de serem atingidas, esses prêmios precisarão ser mais atrativos.

É necessário traçar qual será o objetivo da campanha. As metas podem se relacionar a aumentar vendas, diminuir estoque, fidelizar clientes, dentre muitas outras. É interessante que a empresa analise o que quer ganhar com essa produtividade, para definir o que vai estimular em sua equipe.

Outro ponto importante para traçar uma campanha de recompensas de qualidade é trabalhar com quem realmente entende do assunto. Trazer o auxílio de profissionais da área pode ajudar muito na hora de traçar os objetivos e as características da ação, além de acrescentar um importante olhar externo para gerar ideias novas para a empresa.

E então, preparado para implementar o incentivo em tempos de crise na sua empresa? Não deixe de contar para a gente nos comentários o que achou desse post!

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