marketing de incentivo

Marketing de incentivo: 8 tipos de premiação

O marketing de incentivo é uma carta na manga na hora de motivar, surpreender e engajar colaboradores: por isso, confira 8 formas para premiá-los

O incentivo é uma técnica muito interessante para melhorar o clima e o desempenho dos funcionários de uma empresa. A premiação no marketing de incentivo pode ser usada para causar entusiasmo na equipe. Além de ser decisiva para aperfeiçoar a produtividade. Muitas vezes, um prêmio de incentivo como uma viagem, por exemplo, pode engajar muito mais um colaborador do que simplesmente um bônus em dinheiro ao fim do mês.

Isso ocorre porque um prêmio tem muito mais representatividade, gerando uma lembrança cotidiana à pessoa presenteada. Ao contrário do dinheiro, que rapidamente é gasto em qualquer coisa, não tendo nenhum valor sentimental.

Para que você saiba mais sobre o assunto, reunimos aqui alguns tipos de premiação que vão tornar a sua campanha de incentivo um grande sucesso. Siga conosco e confira a seguir!

1. Prêmios físicos

Esses prêmios podem ser os mais diversos. Eletrodomésticos, enfeites, roupas, perfumes, entre muitos outros. O importante é conhecer bem os funcionários da empresa e estabelecer as premiações de acordo com aquilo que eles vão de fato aproveitar.

Além disso, você também pode personalizar os seus brindes. Assim, eles terão o logotipo e as cores da identidade visual da empresa. Desse modo, o marketing de incentivo poderá fazer com que a imagem da sua marca seja trabalhada de maneira positiva. Especialmente quando pessoas de fora da empresa virem os colaboradores utilizando os prêmios que ganharam.

2. Pontuação

Essa é uma forma de incentivo que pode ser muito interessante para estimular os seus funcionários. Deve ser criado um sistema de pontuação que possa, por exemplo, ser convertido em outros prêmios quando acumulados. É uma ótima maneira de manter os funcionários motivados.

A pontuação pode acontecer a partir de avaliações da produtividade de cada colaborador. Bem como pelo comprometimento com a empresa, cumprimento dos prazos das atividades etc.

3. Viagens

As viagens são prêmios muito cobiçados e podem ser usadas como estímulo, por exemplo, para uma equipe de vendas. Um dos usos desse incentivo é oferecer uma viagem como recompensa para a equipe! Mas caso atinja determinada meta de vendas que seja muito benéfica para a empresa. É importante selecionar destinos que sejam muito atrativos, ou seja, lugares e experiências que os funcionários, sozinhos, dificilmente conheceriam.

Ainda sobre a escolha do destino, vale destacar que é importante que seja feita de acordo com o gosto de cada colaborador. De nada adianta você presentear com uma viagem para uma cidade litorânea se a pessoa não gostar de praia.

marketing de incentivo
Viagens e experiências são ótimas formas de premiar seus colaboradores!

4. Novas experiências

Uma coisa que pode funcionar como um bom estímulo é oferecer experiências novas. Elas podem tanto ser radicais (como atividades esportivas inusitadas), quanto relacionadas ao luxo e ao status.

Podemos citar como exemplos saltos de paraquedas, bungee jumping, mergulho, rapel… Além de passeios, como voo panorâmico, de helicóptero ou de lancha. Para experiências relacionadas a status, uma boa ideia é propiciar condições para que o funcionário possa dirigir um veículo de luxo, ter um dia de beleza em um spa, entre muitas outras possibilidades.

5. Cursos

A qualificação profissional também é algo que muitas pessoas buscam. Mas muitas vezes acabam deixando de lado por falta de dinheiro para investir em educação.

Nesse contexto, a sua empresa também pode premiar os seus colaboradores com cursos. Desta forma, eles se sentirão valorizados e conseguião ter um desempenho profissional ainda melhor.

6. Eletrônicos

Ter o smartphone mais desejado do momento, uma boa televisão smart, tablets, entre outros eletrônicos, é algo que agrada a praticamente todas as pessoas que são fãs de tecnologia.

Esses também são exemplos de prêmios que podem ser dados aos seus colaboradores que mais se destacarem! De modo que eles podem até usar os novos aparelhos para fazer publicações nas redes sociais e trabalhar ainda mais a imagem da organização perante o público.

7. Vale-presente

Quando você não tiver muito tempo para investigar qual é a melhor opção para premiar os seus funcionários, uma boa opção é investir nos vale-presentes. Afinal, eles podem ser emitidos em qualquer valor. Assim, você pode adquirir o vale em uma loja física ou virtual. Desta forma você irá presentear os colaboradores com uma quantia “x” de reais para que sejam realizadas compras.

Outro benefício do vale-presente é que, se o funcionário desejar comprar um produto mais caro do que o valor recebido, ele pode complementar com o seu próprio dinheiro. E, assim, garantir algo que gostaria de ter.

8. Outras formas de premiação

Nem toda empresa pode gastar muito dinheiro em prêmios. Porém, existem algumas alternativas mais baratas que, se usadas corretamente, podem ser bastante úteis.

A premiação no marketing de incentivo deve ser elaborada de acordo com os hábitos do público-alvo. É preciso se perguntar o que aquelas pessoas enfrentam no dia a dia. Problemas com trânsito? No cuidado com os filhos? Problemas de transporte? Esses são apenas alguns aspectos que causam muita dor de cabeça e podem ser melhorados com ações da empresa.

Por exemplo, um funcionário que tenha filhos e precise buscar e levar na escola, no médico, no esporte e ainda precise trabalhar. Ele poderá ser muito beneficiado por horários flexíveis e, com certeza, se sentirá estimulado a melhorar o seu desempenho se tiver essa oportunidade.

Mas é preciso ter muito cuidado na hora de elaborar a política de incentivo da empresa. Afinal, devem ser evitados problemas com questões trabalhistas, por exemplo. Na dúvida, consulte sempre um advogado de confiança ou trabalhe em conjunto com uma empresa que entenda do assunto. Assim, evitam-se problemas no futuro e se garante um trabalho de qualidade.

Como mostramos neste post, a premiação no marketing de incentivo pode se dar de diversas formas. Vai variar muito de empresa para empresa. Então, escolha os tipos de premiação mais adequados à sua realidade.

Gostou das nossas dicas? Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com a Stars Premium! Será uma satisfação atendê-lo e ajudá-lo a ter um relacionamento ainda melhor com os seus funcionários.

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