Hoje, é natural que se pesquise muito sobre um produto ou serviço antes de efetivar a compra. Em meio a essa realidade, a autoridade da marca pesa muito na decisão final dos consumidores, e as empresas têm corrido atrás para conquistar essa posição de notoriedade.
Normalmente, são os investimentos realizados em marketing de influência que viabilizam uma aceitação maior dos clientes perante os produtos ou serviços negociados pela organização.
Quer entender melhor como isso acontece? No post de hoje, vamos mostrar a você como a autoridade de marca pode ser utilizada em prol de melhores resultados nas campanhas. Acompanhe!
Criando campanhas de autoridade de marca
A evangelização (produção de conteúdo) é uma das melhores estratégias de criação de autoridade de marca. Quando o consumidor realizar uma pesquisa sobre determinado tema e encontrar um material publicado pela respectiva empresa, ela vai acabar se tornando referência.
No entanto, existe também a figura dos chamados influenciadores digitais, aqueles usuários ativos das redes sociais que geram conteúdos capazes de engajar milhares de indivíduos e que, por isso, acabam se tornando um guia em determinados assuntos.
Dado esse potencial para produzir mídia espontânea, os influenciadores estão sendo cada vez mais cobiçados por empresas que buscam atrair audiência para suas marcas e, é claro, potencializar suas vendas.
Enfim, não importa qual a estratégia que a organização utilize para construir uma autoridade de marca, o importante é reconhecer a importância da autoridade de marca e investir em campanhas que vinculem, de forma notória, a identidade da empresa ao segmento no qual ela atua.
O processo decisório dos clientes
Não há como negar: as pessoas são seres sociais. É por essa razão que existe uma adesão tão grande às redes sociais. Por essas mídias estarem tão presentes no cotidiano dos indivíduos, mais da metade dos consumidores têm como critério de escolha as opiniões ali postadas.
Não se trata de qualquer opinião. O público busca por alguém que aparente ter autoridade no assunto, e é aí que surge mais uma vez a pessoa do influenciador.
Convém esclarecer que, a depender do porte da empresa e do nicho no qual ela atua, a estratégia de evangelização pode ser melhor indicada para a construção da autoridade de marca. Para outras, o influenciador pode ser a melhor opção.
Pode-se ainda aplicar ambas as estratégias. Tudo vai depender das especificidades do negócio em questão.
Autoridade de marca na prática
Para ilustrar, o Conta Azul é uma empresa que se destaca como sinônimo de conteúdo de qualidade para empresários de pequeno e médio porte.
Sua atuação vai além do blog, gerando conteúdo para canais como YouTube e também compartilhando guias e materiais gratuitos. Com isso, a empresa gera um expressivo número de acessos mensais em seu site e, consequentemente, atrai clientes por meio do marketing de conteúdo.
Vale dizer que a transição entre o evangelizador e a autoridade de marca é gradual e requer paciência. O importante é ter em mente o seguinte: quanto mais pessoas reconhecerem a marca como autoridade, mais propensas estarão a confiar e se tornar consumidoras.
Agora que você já conhece os benefícios que a construção de uma autoridade de marca proporciona à publicidade das empresas, que tal aprender um pouco mais sobre marketing de incentivo? Veja agora como engajar sua equipe no alcance das metas!