Sabia que existe diferença entre líder e chefe? Entenda qual se encaixa em seu perfil e por que você deve inspirar sua equipe!
Certa vez, uma empresa viu suas vendas despencarem quando seu principal concorrente lançou um novo produto no mercado. Foi quando o gestor entendeu a diferença entre líder e chefe. Então, ele precisava estimular seus funcionários para que, juntos, conseguissem superar esse momento difícil.
Depois de muito pensar, esse gestor decidiu tomar uma atitude. Assim, foi até uma loja de materiais esportivos e comprou várias petecas. O objeto foi deixado na mesa de cada colaborador do seu time. Em seguida, o gestor escreveu a seguinte carta, que deixou junto com cada uma das petecas.
“Acredito que já tenham percebido que deixei uma peteca onde vocês estão. Este objeto não foi colocado aí sem um propósito.
Todos sabem que estamos passando por um momento difícil. Por isso, quero que essa peteca sirva de incentivo para lembrá-los da importância de trabalharmos juntos.
Em um jogo, o objetivo é nunca deixar a peteca cair. Por isso, os jogadores devem estar sempre atentos aos movimentos dos outros, prontos para sua próxima ação.
Aqui, os jogadores somos nós. E a peteca é esta empresa. É por isso que precisamos estar unidos, sintonizados e sempre prontos para executar o próximo movimento.
E, se a peteca cair, precisamos estar prontos para pegá-la e colocá-la novamente nas alturas.”
Foi assim que esse gestor conseguiu superar a crise junto aos seus funcionários. Perceba, por exemplo, que ele não diz “os jogadores são vocês”, mas “os jogadores somos nós“. Ou seja, ele se inclui no time. Assim, ele coloca-se pronto para segurar a peteca junto aos demais funcionários.
Além disso, o gestor é capaz de perceber que a empresa passa por um momento difícil e, em vez de culpar os colaboradores, preocupa-se em motivá-los para reerguer o negócio.
Mas, afinal, qual a diferença entre líder e chefe?
O gestor que escreveu a carta aos funcionários só teve êxito porque assumiu uma postura de líder. Diferentemente de um chefe, o líder coloca-se como parte do time, não simplesmente como um comandante.
Essa é apenas uma diferença entre líder e chefe. Evidente que há muitas outras que separam os dois tipos de gestores. E é sobre isso que trataremos neste artigo. Veja as cinco características que distanciam um do outro.
1. Chefe manda, líder conduz
A maior diferença entre líder e chefe está na capacidade de conduzir uma equipe. Normalmente, o chefe manda, impõe regras e cobra resultados.
O líder, por sua vez, assume um papel de condutor da equipe. Ele mostra o caminho e dá condições para que os funcionários alcancem seus objetivos e os da empresa.
2. Chefe cobra, líder motiva
Toda empresa precisa lucrar, isso é fato. Para isso, é importante que os funcionários produzam e vendam o produto ou serviço. E é nesse ponto que muitos gestores acabam falhando, ao cobrar excessivamente os funcionários.
É claro que é importante definir metas e objetivos. Mas a equipe precisa ser motivada a melhorar seus resultados. Um bom líder sabe disso e busca recompensar os colaboradores por seus esforços por meio de programas de incentivo.
3. Chefe parabeniza, líder recompensa
Sabe aquele tapinha nas costas e um simples “parabéns”? Isso pode até funcionar como motivação para novos colaboradores. Porém, tende a não surtir o mesmo efeito em funcionários mais antigos.
O bom líder entende que um mero “parabéns” não é suficiente para manter os colaboradores motivados. Daí a importância de investir em prêmios e recompensas. Dessa forma, a equipe tem incentivos reais para continuar batendo metas.
4. Chefe é temido, líder é respeitado
Outra diferença entre líder e chefe está na forma como cada um é tratado pelos funcionários. Evidentemente, ambos são obedecidos graças à posição que ocupam. Contudo, o chefe tende a ser temido pelos colaboradores. Há medo de errar, de levar bronca, de chegar atrasado, de faltar por conta de licença médica.
O líder, por sua vez, é respeitado e fonte de inspiração para a equipe. Isso significa que, mais do que uma autoridade, o líder é visto como um modelo a ser seguido. Os membros do time enxergam o líder como um mentor, capaz de ouvi-los e conduzi-los a resultados maiores.
5. Chefe ensina, líder dá exemplo
Por fim, uma grande diferença entre líder e chefe está na forma de mostrar o caminho aos colaboradores. O chefe, normalmente, ensina aos funcionários como se faz.
Por outro lado, o líder dá exemplo com suas próprias atitudes. Afinal, como o líder se coloca como parte da equipe, nada mais justo que ele próprio mostrar serviço.
Líder não deixa a peteca cair
Lembra da história da peteca? A grande diferença entre líder e chefe é que o líder faz de tudo para não deixar a peteca cair. Enquanto o chefe apenas assiste ao jogo e penaliza aqueles que falham.
O líder participa, joga junto e, principalmente, sabe reconhecer e recompensar aqueles que fazem um bom trabalho. Para saber mais sobre como motivar seus funcionários por meio de recompensas, clique aqui!