Campanha de incentivo de vendas é fundamental para melhorar as métricas. Veja como otimizar essa gestão!
Uma campanha de incentivo de vendas é uma campanha que estabelece metas de venda e premiações a elas associadas. Isso significa que os vendedores que atingirem determinados objetivos são recompensados por isso, o que aumenta a força de vendas.
O principal objetivo desse tipo de campanha é a aumentar a motivação do time de vendas e, com isso, corrigir problemas referentes às vendas realizadas pela empresa. A gestão dessa campanha, por sua vez, é um fator crucial para que os objetivos sejam alcançados. Por isso, confira a seguir como melhorar a gestão desse tipo de campanha.
Determine as métricas corretamente
A gestão de campanha de incentivo de vendas exige uma definição precisa das métricas para que ela possa ser realmente relevante. Isso significa que é preciso avaliar a empresa e o time de maneira geral para conhecer qual abordagem precisa ser adotada.
Na maioria dos casos, adotar uma abordagem de aumento de vendas percentual em relação a resultados anteriores apresenta bons resultados. Apesar disso, pode ser necessário se focar estritamente no aumento do número de vendas ou no aumento do valor de vendas em si. Com isso, a definição das métricas precisa estar diretamente relacionada ao objetivo final para que traga resultados eficazes.
Monitore os indicadores
À época do lançamento da campanha é possível que uma determinada meta de vendas fizesse mais sentido do que no momento atual. Isso pode acontecer devido a uma mudança no mercado, na empresa ou no produto em si e por isso é importante manter um monitoramento constante dos indicadores.
Isso permite que a campanha se mantenha realmente relevante e aquecida, garantindo que os resultados desejados sejam alcançados. Com isso, uma boa gestão desse tipo de campanha é uma gestão que acompanha os resultados com frequência para garantir que os parâmetros continuem relevantes.
Engaje a força de vendas
Uma campanha de incentivo de vendas de sucesso exige que toda a força de vendas esteja engajada e comprometida em atingir os objetivos. É esse engajamento que faz com que a campanha se torne cada vez mais eficiente, gerando competição e resultados.
Por isso, definidos os objetivos ou indicadores é preciso garantir a comunicação de modo que todos compreendam as vantagens e, principalmente, que se comprometam a atingir aquilo que foi proposto. Dessa forma, a gestão precisa se preocupar menos com o engajamento e pode passar para os resultados.
Crie diferentes campanhas
Outra forma de melhorar a gestão de campanha de incentivo de vendas é criar diferentes campanhas que possuam parâmetros específicos. Muitas vezes, a gestão de múltiplas campanhas faz com que a gestão de uma campanha maior se torne mais facilitada e com mais resultados.
Um exemplo é o de fazer campanhas de vendas que tenham um período semanal, mensal e trimestral e uma campanha que tenha a ver com a meta em geral, como fluxo de pedidos ou fluxo de vendas. Dessa maneira, é possível subdividir a gestão em tarefas menores e mais simples de serem concluídas.
Conte com um profissional qualificado
Apesar de as campanhas de incentivo parecerem simples, a verdade é que elas possuem muitas particularidades que nem sempre aparecem em campanhas tradicionais. Por isso, por mais que você tenha um time de marketing competente é indispensável que a gestão desse tipo de campanha seja feita por um profissional altamente qualificado.
Ao fazer isso é possível experimentar o máximo de resultados com a campanha, já que a gestão é parte fundamental para os resultados finais.
Melhorar a gestão de campanha de incentivos é possível com a definição correta de métricas, monitoramento dos indicadores, engajamento da força de vendas e criação de campanhas diferentes. Apesar disso, o fator mais importante para essa melhora é contar com um profissional qualificado para realizar essa gestão de maneira correta.
Ainda tem dúvidas de como gerir uma campanha de incentivo de vendas? Não deixe de comentar e participar.