Implantar a gestão de desempenho pode ser um desafio, mas é possível contar com soluções que facilitam esse processo
É comum pensar em gestão de desempenho como formas de mensurar a produtividade dos colaboradores. Mas o conceito de gestão vai muito além disso. Aliás, avaliação é apenas uma das etapas da gestão de desempenho. O conceito maior inclui outras fases, como planejamento, estratégia, feedbacks e capacitação.
Por que cada vez mais empresas aderem a este modelo?
Esse modelo tem sido adotado por grandes empresas e multinacionais, especialmente por compreender todo o processo e não simplesmente pensar no resultado. Assim, o objetivo é melhorar a performance da empresa a partir do desempenho, individual ou coletivo, de seus colaboradores. Ou seja, há uma preocupação com o desenvolvimento de cada parte que integra o processo.
Ao aderir ao modelo de gestão de desempenho, é comum que as empresas encarem alguns desafios. As dificuldades vão desde a mudança de cultura dos gestores até a integração das ferramentas que auxiliam suas ações. Vamos lá!
Afinal, como funciona a gestão de desempenho?
#1 Defina expectativas
O ciclo da gestão de desempenho começa com a definição de expectativas. Nesta etapa, é importante que o gestor aponte aquilo que espera de cada colaborador. Deve informar, por exemplo, qual sua missão, suas responsabilidades, como será avaliado e quais competências, conhecimentos e habilidades são necessários.
#2 Gerencie ações
O ciclo continua com o gerenciamento contínuo de ações, sempre com foco no desempenho dos colaboradores. Isso inclui o estabelecimento de metas, feedbacks frequentes, capacitação de funcionários e redesenho de metas (se necessário).
#3 Avalie desempenhos
O final desse ciclo é a avaliação de desempenho, que deve estar relacionada ao reconhecimento social. Ou seja, o colaborador será avaliado com base em seu desenvolvimento durante todo o processo. E essa avaliação deve estar ligada a programas de incentivo para recompensar aqueles que se destacaram.
É possível fazer tudo isso de modo automatizado?
Trabalhar a gestão de desempenho de modo automatizado não só é possível como também uma alternativa muito vantajosa. Isso porque a automatização garante o bom funcionamento do processo, do começo ao fim. Assim, diminui a chance de falhas, otimiza tempo e custos. Não precisa de gestão manual, averiguando, configurando e analisando detalhe por detalhe.
É aí que entra a atuação da StarsPremium. A empresa oferece desde a consultoria para implantação desse modelo até a plataforma necessária para acompanhar todo o ciclo.
Veja a seguir como a StarsPremium auxilia o gestor no processo de gestão de desempenho!
1. Consultoria especializada com diagnóstico preciso
Tudo começa pelo diagnóstico. O time de especialistas da StarsPremium avalia o histórico da empresa, a situação atual, perfil dos colaboradores, objetivos e o target.
Esse levantamento é importante para saber por onde começar a traçar as estratégias para o negócio. Depois disso, a consultoria empenha-se em ajudar os gestores a determinar objetivos que vão nortear a gestão de desempenho.
2. Planejamento de campanhas de incentivo
As recompensas são determinantes para que os colaboradores alcancem bons resultados. É por isso que as campanhas de incentivo são de extrema importância dentro de um ciclo de gestão de desempenho.
Com expertise em programas de incentivo, a StarsPremium executa todo o planejamento das campanhas. Da análise e diagnóstico até a apuração de resultados e premiação.
Na fase do planejamento, a StarsPremium define, junto à empresa, o período da campanha, participantes, regras de premiação e de resgate de prêmios, metas e objetivos para cada período ou grupo. Nesta etapa também é definido o catálogo de prêmios, compatível com o perfil de colaboradores da empresa.
3. Plataforma que facilita o trabalho do gestor
É impossível falar de automatização sem pensar em ferramentas que facilitem as ações. A StarsPremium possui uma plataforma moderna para integrar toda a gestão de desempenho e de campanhas das empresas.
O sistema reúne as funcionalidades necessárias para ajudar o gestor a gerenciar campanhas e monitorar o desempenho dos funcionários. É por meio desse sistema que serão lançadas as metas e comparados os resultados, por exemplo.
Como os colaboradores têm acesso à mesma plataforma, isso facilita a comunicação. Além disso, por meio do sistema, os integrantes da equipe podem definir suas metas pessoais e escolher premiações específicas como objetivos a serem alcançados.
Gestão de desempenho e liderança: mãos na massa!
Ao adotar o modelo de gestão de desempenho, o gestor assume a posição de líder. Diferentemente de um chefe, que simplesmente cobra resultados, o líder está preocupado com o desenvolvimento de cada colaborador.
Essa diferença impacta diretamente nos resultados do negócio. Afinal, o time é motivado a obter desempenhos cada vez melhores! Isso é positivo tanto para o desenvolvimento dos funcionários quanto para o crescimento da empresa.