O mercado evolui e a dinâmica de interação dos clientes e dos colaboradores também. Há alguns anos, uma estratégia de marketing se destacava entre as demais e obtinha ótimos resultados: o Loyalty Marketing, ou Marketing de Fidelização.
A proposta da fidelização do cliente baseava-se na premissa de oferecer vantagens pela continuidade de relacionamento comercial entre cliente e empresa, e essa realmente é uma estratégia e tanto! Porém, como tudo muda, é preciso atualizar esse conceito e pensar em algo mais a oferecer, algo que renove a parceria comercial e dê um novo viés ao conceito das vantagens oferecidas. É aí que entra o Marketing B2B ou Marketing de Fidelização. Quer saber mais? Continue acompanhando:
O Marketing B2B
O pulo do gato está em oferecer vantagens — e não somente produtos e serviços do portfólio da própria empresa — como atrativos para manter seus clientes interessados em aumentar seu ticket médio. Vislumbrar a vantagem oferecida como um desejo a ser conquistado mantendo-se como cliente é benéfico para ambas as partes e oferece alto índice de retenção e alcance de metas e de indicadores.
Em vez de oferecer para o cliente um novo retorno ao ponto de venda para adquirir um produto ou serviço grátis como recompensa pela manutenção do relacionamento, o Marketing B2B aposta na realização de sonhos, em criar desejos que se tornem pódiuns a serem alcançados. Por isso é tão importante buscar ajuda profissional na hora de criar campanhas de fidelização.
A gestão de clientes
Despertar o desejo do cliente e analisar que tipo de conquistas seu público-alvo almeja são requisitos fundamentais para que suas campanhas funcionem. E a correspondência da idealização dessas ações com a organização, pesquisa de técnicas de vendas para a equipe, formas de abordagem e preparo dos PDVs também são de suma importância e devem ser foco da gestão de negócios! De nada adianta preparar campanhas incríveis e ter ambientes e equipes despreparadas para receber um público cioso por ideias e produtos encantadores.
É preciso delegá-la a quem tem competência e conhecimento para traduzir seu investimento diretamente em resultados. Uma aposta incorreta, um passo em falso e todo o investimento em campanhas de fidelização se converte em dinheiro perdido.
A equipe de vendas como aliada
Os vendedores são grandes aliados nessas conquistas e o alcance de seus resultados é potencializado com uma campanha de incentivo eficaz. Viagens, eventos, experiências únicas. Tudo isso são formas de encantar e motivar sua equipe, além de favorecer seus resultados. Não se pode esquecer de que uma equipe motivada e direcionada para o resultado é um dos maiores patrimônios de uma empresa comercial, e uma das conquistas mais difíceis para o sucesso.
O mercado aposta crescentemente no reconhecimento do resultado como forma de manter colaboradores motivados e diminuir a rotatividade. A oferta de benefícios há muito superou os limites dos benefícios tradicionais de RH, pois eles não se traduzem mais em diferencial. Pensa-se constantemente em novas formas de conseguir equipes coesas, integradas e apaixonadas pelos seus resultados.
Por todos esses aspectos, é preciso conhecer bem o que se quer fazer e aonde se quer chegar. O Marketing B2B com certeza é um grande aliado para as grandes conquistas. Quer saber mais? Continue acompanhando as nossas dicas!