Atire a primeira pedra se sua empresa nunca teve alguma confusão entre empregador e empregado. Porém, é preciso que seu negócio tenha uma boa mediação de conflitos para não afetar resultados
Embora seja normal existirem conflitos entre empregador e empregado, isso não é nada saudável nem para a imagem da empresa e nem para o andamento dos negócios. Para evitar que estes problemas se agravem e tragam consequências mais graves, portanto, é importante haver um trabalho de mediação de conflitos dentro das organizações.
Além do risco à imagem da empresa, a presença constante de conflitos mal resolvidos desmotivam os colaboradores, reduzindo o rendimento da equipe e causando prejuízos para a empresa.
Nesse post, você vai conferir algumas dicas essenciais para evitar esse problema. Acompanhe!
Como fazer a mediação de conflitos na empresa
Muitas vezes os conflitos são inevitáveis, mas uma vez que eles acontecem, é preciso buscar soluções. Veja algumas dicas para fazer uma boa mediação de conflitos:
Faça acordo com os colaboradores
Uma boa forma de fazer a mediação de conflitos dentro da companhia é procurar fazer um acordo com os colaboradores que entraram em conflito com a empresa. Como gestor, você pode conversar com estes funcionários e propor uma melhor solução para o conflito em questão.
Mas não vale apenas impor as regras e esperar que eles concordem, ouça o que eles têm a dizer e entre em um consenso.
Procure a justiça restaurativa
Quando o acordo não resolve, a empresa deve procurar a justiça restaurativa. Caso você não saiba o que significa justiça restaurativa, ela é um conceito que se baseia no diálogo entre ambas as partes, para resolver um problema de forma pacífica.
Simplificando: em um processo normal, há uma disputa judicial para provar quem está certo. A justiça restaurativa procura fazer a mediação de conflitos de forma amigável, beneficiando ambas as partes.
Como prevenir esse tipo de conflitos dentro da companhia
Fazendo jus ao ditado “é melhor prevenir do que remediar”, a empresa pode tomar providências para diminuir ou evitar conflitos dentro da organização. Veja o que você pode fazer para evitar esta situação.
Fique atento às leis trabalhistas
Funcionários conhecem seus direitos e, caso a empresa não respeite o que lhes é devido, ela pode ter problemas. Então, para evitar conflitos trabalhistas, que podem levar à companhia a responder um processo, preste atenção às leis.
Siga tudo o que a lei determina em relação a carga horário, salário, férias e a todos os direitos dos trabalhadores. Assim, você evita problemas para a empresa e para sua gestão.
Invista em programas de motivação
Funcionários motivados e satisfeitos dificilmente entrarão em atrito com a empresa. Então, para evitar conflitos, crie programas de premiação para os funcionários. A empresa pode oferecer bônus por: produtividade, assiduidade, oferecer benefícios para funcionários mais antigos, etc. São várias opções de premiação que você pode oferecer para manter seus colaboradores felizes e a empresa longe de conflitos.
Esteja atento às reclamações dos funcionários
Muitas organizações não dão atenção às reclamações dos funcionários. Isso é um erro que causa desmotivação no trabalho e pode trazer conflitos entre funcionário e empresa. Atender às demandas de funcionários, desde que sejam justificadas, é uma das melhores formas de realizar a mediação de conflitos na empresa, evitando inclusive problemas maiores.
Precisa de mais informações para impedir conflitos dentro da empresa? Entenda agora como o endomarketing pode ajudar a criar cultura de colaboração entre seus colaboradores!