Capital humano é o grande diferencial das organizações e um dos seus ativos mais preciosos, pois colaboradores treinados e engajados fazem com que a empresa se diferencie no mercado, apresentando desempenho eficiente e acima da média de seus concorrentes.
Para o alcance de indicadores efetivos, é preciso tempo e investimento na capacitação de funcionários. Muitas empresas sentem que treinam seus colaboradores para a concorrência porque investem em treinamento, mas não na retenção desses talentos.
Listamos para você os três principais benefícios da retenção de talentos:
- Melhoria contínua da produtividade. Com as informações técnicas atualizadas para exercer suas funções, os colaboradores têm condições de produzir mais e melhor.
- Economia com custos de novas seleções e recrutamentos. Recrutar custa caro por diversos motivos, entre eles o tempo que o novo colaborador leva para aprender as particularidades da nova função. Dependendo da complexidade do cargo, esse tempo pode chegar a até um ano.
- Reputação. Uma empresa que valoriza o capital humano e consegue retê-lo tem uma imagem positiva no mercado e é almejada por muitas pessoas que querem fazer carreira.
Dicas para motivação de equipes e retenção de talentos
Invista em programas de incentivo
Premiar boas ideias e iniciativas é uma excelente ferramenta motivacional. Esteja atento ao que estimula seus colaboradores e ache soluções para incentivá-los a continuar produzindo com eficiência.
Ofereça um ambiente criativo e acolhedor
Aposte em programas de endomarketing, que têm como objetivo envolver os colaboradores nos desafios do negócio. O marketing interno também facilita a formação de um ambiente de trabalho saudável e pertinente para a melhor produtividade e crescimento dos colaboradores.
Provoque oportunidades de crescimento e aprendizado
Para cargos de liderança e outros que exijam conhecimento do negócio, dê preferência às seleções internas. Isso fomenta a motivação dos colaboradores e contribui positivamente para a produtividade, criando uma cultura de crescimento e aprendizado satisfatória para o ambiente interno da organização.
Reconheça
A causa da falta de motivação da maioria dos colaboradores de uma empresa é a lacuna no reconhecimento. Quando o líder ou gestor que representa a organização elogia e incentiva uma tarefa bem feita, ele está fomentando também o espírito de lealdade e o comprometimento do colaborador.
Lembre-se: nem sempre o reconhecimento é financeiro. Palavras de incentivo e agradecimento público têm um efeito enorme na autoestima das pessoas.
Comunique-se e dê feedback
Estabeleça o diálogo para motivar sua equipe. Ouça e argumente sempre que achar necessário. Uma boa comunicação garante uma equipe motivada e alinhada com os objetivos da empresa.
Promova a meritocracia
Tenha um plano de cargos e salários baseado na premiação por méritos e não apenas por tempo de casa. O reconhecimento pode vir a qualquer tempo desde que a pessoa contribua efetivamente para melhorar os resultados da organização.
Estimule a troca de ideias e crie oportunidades para ouvir as pessoas
Reuniões periódicas são excelentes ferramentas para motivar as equipes em prol dos desafios da organização. Esteja alinhado com a sua equipe transmitindo ideias e dando a elas a oportunidade de contribuir com seus pensamentos. Os colaboradores sentirão que são importantes para a empresa, e você, como líder, ainda pode somar muitas ideias no planejamento estratégico, identificando pontos de melhoria.
Torne o funcionário corresponsável pelo planejamento de sua carreira
Essa é a chave do engajamento e da motivação. Consiga isso usando as dicas anteriores e oferecendo condições para que a equipe se capacite constantemente, seja com treinamentos, seja com palestras.
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