O que é o marketing de incentivo?

A conquista e o sucesso de uma empresa não são apenas medidos pela sua fatia de mercado e quantidade de clientes e prospects, mas também pelo seu cenário interno. E muito embora muitos reconheçam essa realidade, a maioria esbarra na dificuldade de encontrar formas de fortalecer os laços junto aos seus colaboradores, contribuindo para a maior coesão das equipes.

A resposta para esta questão pode estar no marketing de incentivo. O seu ferramentário, largamente utilizado como parte da estratégia para fidelização de clientes, pode facilmente ser adaptado para ajudar, também, a manter seus colaboradores sempre interessados e focados. Que saber mais sobre como aplicar o marketing de incentivo? Então continue lendo!

Bases do marketing de incentivo

Quando queremos que alguém realize uma determinada ação, normalmente procuramos uma forma de tornar aquilo algo irresistível aos seus olhos. Por exemplo, se queremos que as equipes de venda vendam mais, é bem comum que seja adotado o sistema de comissões.

Essa é uma das bases que formam o tripé do marketing de incentivo: motivação, reconhecimento e recompensa.

A motivação fortalece o funcionário e as equipes, reconhecendo a importância de cada um para o bom funcionamento do todo. Porém, não adianta apenas pedir e falar sobre a importância de um clima organizacional positivo; é necessário que os esforços empreendidos sejam observados e reconhecidos. Sem isso, a motivação acaba rapidamente — é aí que entra no reconhecimento. A última base é a recompensa: oferecer um retorno pelo esforço não só  garante um clima positivo, mas também indica que a empresa não se preocupa apenas com as vendas, mas também com os seus colaboradores.

Benefícios do marketing de incentivo

Partindo do tripé apresentado acima, fica fácil entender os benefícios do marketing de incentivo para a sua empresa. A partir do momento em que a empresa está internamente equilibrada e seus funcionários estão satisfeitos com o trabalho desenvolvido e se sentem valorizados, a chance de que eles queiram deixar a empresa é menor.

Além disso, é perceptível um aumento na produtividade interna como consequência do marketing de incentivo. Alguma empresas, inclusive, notam uma tendência a uma maior colaboração entre setores e a diminuição de atritos, em busca das desejadas recompensas.

Uma ferramenta de gestão eficaz

Ao adotar as campanhas de marketing de incentivo junto às equipes e mensurar os resultados, será possível notar que o investimento em premiações é compensado pelo aumento das conversões, da produção e dos clientes, além de uma diminuição na rotatividade de funcionários e das brigas entre setores.

Para que isso aconteça, é importante lembrar-se sempre que a implantação dessa ferramenta deve ser um projeto bem desenhado com etapas definidas, partindo de um diagnóstico da situação atual da empresa para que seja possível a criação e manutenção das ações de forma certeira.

Com uma campanha de incentivos bem estruturada, que valorize seus funcionários, é possível atingir objetivos externos e garantir mais — e melhores — vendas, de maneira constante. Por isso, investir no marketing de incentivo é uma ótima solução.

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