Você sabe quais são os requisitos básicos para definir um bom orçamento de vendas?
Grosso modo, o orçamento de vendas é uma estimativa do montante de receitas que a empresa espera receber. Estas receitas são provenientes da quantidade de serviços ou produtos que serão vendidos, em um período determinado de tempo.
A sua função principal, nesse sentido, é determinar o nível de atividades futuras da empresa. Afinal, todos os orçamentos parciais da organização serão desenvolvidos em função do orçamento de vendas.
Portanto, é feito o levantamento com as principais informações para determinar os recursos necessários ao atendimento dessas vendas em qualidade, quantidade e por período de tempo. Então, quer aprender a definir o orçamento do setor de vendas da sua empresa? Continue a leitura e confira!
Faça uma projeção baseada no histórico de vendas da empresa
Para determinar o orçamento de vendas, é essencial fazer uma relação de etapas dos processos. Assim, leve em consideração as demandas do mesmo período dos anos anteriores e a expectativa do ano atual. Dentre as etapas que devem constar aqui, as básicas são:
- Público-alvo;
- Percentual de crescimento desejado pela empresa;
- Vendas nos anos anteriores;
- Detalhes que possam influenciar as vendas;
- Preços e aumento do poder aquisitivo;
- Estimativa de vendas futuras (orçamento);
- Tenha uma projeção de crescimento realista.
Criar dados sem informações concretas é menos trabalhoso, mas o resultado também pode ser comprometido. Então, trabalhe no levantamento de estatísticas reais. Para isso, observe o histórico de vendas da empresa, o lançamento de produtos similares no mercado, concorrentes, entre outros dados que sejam possíveis de serem apurados.
Conheça a demanda do mercado
Chegou o momento de fazer um estudo aprofundado do seu público-alvo e verificar se existem fatores que podem diminuir ou aumentar as vendas por período.
Momentos de instabilidade econômica, por exemplo, podem interferir nas vendas. Assim como o aumento do salário em uma determinada classe de trabalhadores pode ser considerado como uma razão para aumento da demanda.
Caso esse seja o seu nicho de mercado, parcelamento do salário dos servidores públicos é um exemplo de redução da demanda.
Defina uma periodicidade ideal
A periodicidade das informações a serem utilizadas dependerá de cada mercado. Assim, a única forma de descobrir com precisão qual é o tempo de dados históricos a ser apurado para o seu caso é observando os anos anteriores.
Para isso, crie planilhas com os dados do orçamento de vendas e, ao constatar que os números fecham, se comparados a períodos anteriores, utilize aquele período de dados.
Observe a sazonalidade do mercado
A depender do produto que a sua empresa comercializa, as datas especiais do calendário anual podem influenciar diretamente na demanda, ocasionando a sazonalidade de vendas.
Pense, por exemplo, em uma loja de chocolates no mês de abril, em plena Páscoa. Nesse período as vendas crescem vertiginosamente, o que requer um orçamento de vendas diferenciado, observando o calendário anual.
Escolha os canais de venda
Por fim, a definição dos canais de vendas também traz impacto no orçamento. Caso você utilize uma nova modalidade de vendas, como no e-commerce, sua probabilidade de ter um acréscimo no orçamento é maior, por exemplo.
O contrário pode acontecer se, no ano de projeção, você reduzir as estratégias de venda ou focar em meios mais baratos.
Então, gostou deste artigo? Agora que entendeu como definir o orçamento do setor de vendas da sua empresa, aproveite para conferir também como fazer um planejamento de vendas eficiente para 2018!