Quais são os principais erros de gestão de pessoas e como evitá-los?

A gestão de pessoas é um assunto que está em evidência (e isso não ocorre por acaso). Hoje já se sabe que as pessoas são o bem mais importante de uma empresa, porém é bastante comum vermos erros sendo cometidos o tempo todo, principalmente pelos gestores mal preparados, que não sabem como lidar com diversas situações.

Aliado a isso, temos as empresas com dificuldade em mudar sua forma de trabalho e valorizar as pessoas. Isso geram casos relacionados a problemas de gestão que, muitas vezes, poderiam ser minimizados com algumas ações simples e outras que envolvam até mesmo mudança de cultura.

Conheça alguns dos erros mais comuns na gestão de pessoas e saiba como não os cometer em sua empresa.

Não aplicar feedback

Muitos gestores acreditam que o feedback é desnecessário, pois os profissionais sabem em que erram e o que precisam melhorar, mas isso é um grande engano.

Esse processo visa não apenas indicar os erros e acertos, mas orientar sobre como executar melhor o trabalho e se desenvolver profissionalmente.

Ter uma comunicação deficiente

Os colaboradores devem estar informados não apenas sobre as atividades desenvolvidas em seu setor, como também sobre as estratégias adotadas pela empresa, a fim de caminharem na mesma direção.

É preciso ter um canal de comunicação oficial que possa fazer essa função e esteja acessível a todos, evitando que surjam ruídos na famosa “rádio-peão”.

Não definir metas

Esse é um erro bastante comum: achar que em algumas áreas não precisam existir metas. Porém, elas servem para que as pessoas vejam se os objetivos foram atingidos, qual tarefa tem prioridade e também para que saibam o porquê de fazerem aquilo.

Mas vale ainda dizer que, mais importante do que estabelecer metas, é deixar claro o motivo de elas existirem e os benefícios que trarão para todos se forem cumpridas.

Não motivar a equipe

Sua equipe precisa ser motivada o tempo todo e chegar com a cara amarrada, sem dar bom dia, por exemplo, é um fator totalmente desmotivante.

É preciso que todos tenham seu trabalho reconhecido e sintam que estão colaborando com a empresa. Uma das melhores formas de fazer isso é com elogios. Sempre que vir um trabalho sendo bem executado, não tenha medo de reconhecer o que foi feito e não poupe comentários.

Além disso, podem-se adotar outros prêmios de marketing de incentivo, como viagens, pontos e campanhas para que se motivem ainda mais a cumprir as metas.

Não fazer gestão de pessoas

Gerir as pessoas significa delegar. Dê instruções para que as atividades possam ser realizadas, mas não imponha como deve ser feito. Dar um pouco de autonomia ao funcionário, demonstrar confiança nele e criar as metas certas pode guiá-lo e incentivá-lo melhor.

Fazer gestão de pessoas não é uma tarefa simples, pois é preciso lidar com pessoas diferentes, que possuem necessidades distintas, e ainda atingir os objetivos da empresa. Por isso, o gestor deve estar constantemente se capacitando e aprimorando todos os dias a difícil tarefa de gerenciar pessoas.

Evitando esses erros citados no texto, você já estará no caminho certo. Gostou das dicas? Compartilhe nas redes sociais!

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