O Endomarketing (ou “marketing interno”, em português) é uma tendência da gestão que tem se popularizado nos últimos anos. Afinal, cuidar da imagem da empresa não deve ser uma ação voltada apenas para os clientes: para ter uma equipe motivada e empenhada em realizar o melhor trabalho, é fundamental que eles acreditem nos valores da sua empresa.
Mas afinal, o que é Endomarketing e como isso afeta o seu negócio? No post de hoje, explicaremos tudo que você precisa saber sobre esse assunto. Acompanhe!
O que é Endomarketing?
O Endomarketing usa técnicas do marketing convencional com o intuito de atingir o público interno das empresas. Esse tipo de estratégia começou a se tornar uma realidade quando as empresas perceberam que funcionários satisfeitos com a empresa — e com as funções que realizam — produzem melhor.
Geralmente, o Endomarketing fica por conta da gestão e dos recursos humanos. Seu objetivo é conquistar os funcionários e fazê-los perceber como todos são importantes para a empresa, de forma única.
É importante destacar que o marketing interno consiste em prover todas as condições necessárias para que o funcionário realmente vista a camisa da organização. Principalmente em cenários desfavoráveis, essa tendência é indispensável para que os funcionários queiram continuar na empresa.
Quais são os benefícios do Endomarketing?
Nenhuma empresa é igual, e o Endomarketing, por se tratar de uma estratégia interna, deve ser trabalhado para as necessidades individuais de cada organização. No entanto, as empresas costumam ter variantes semelhantes — como infraestrutura, ambiente, processos —, o que nos permite definir boas práticas que todo negócio deve exercer.
Esses pontos podem ser abordados em um primeiro momento, mas é de extrema importância definir os principais fatores a serem trabalhados com o Endomarketing. Afinal, se essa estratégia for aplicada de maneira rasa e intuitiva, os resultados deixarão a desejar.
Entre os benefícios de boas ações de Endomarketing estão o aumento da conexão entre pessoal e empresa, funcionários mais motivados, retenção de talentos, consciência sobre o trabalho realizado e melhoria na comunicação interna.
Como você pôde perceber, o Endomarketing não é importante apenas na teoria. Na prática, muitas empresas conseguem resultados satisfatórios através de estratégias bem elaboradas e personalizadas para a sua equipe.
Veja agora algumas ações de Endomarketing de sucesso:
Wise Up
A empresa utiliza o Endomarketing principalmente para melhorar a comunicação interna. Suas estratégias são focadas no treinamento da rede de funcionários através da divulgação de vídeos e transmissões online.
Uma das grandes ações da empresa foi o lançamento do programa Hunting Winners, uma espécie de game de competição para captar alunos. O objetivo é demonstrar a força de cada colaborador nos resultados e nas metas da Wise Up.
Best Buy
A gigante das vendas online de produtos eletrônicos sofria com uma grande e específica rotatividade: 60% dos colaboradores que deixava a companhia eram jovens. Criou-se, então, uma rede social interna para que os funcionários se comunicassem entre si, independentemente da hierarquia. O resultado não só agradou a todos como a rotatividade da empresa baixou significativamente!
A empresa é tão conhecida pelos diferenciais no tratamento de seus funcionários que já ganhou até um filme sobre o tema. Uma das ações de maior sucesso foi destinar cerca de 20% do tempo de trabalho dos funcionários para projetos pessoais. Os resultados? O próprio Gmail surgiu a partir dessa proposta!
Agora que você entendeu a importância do Endomarketing para agregar valor ao seu negócio, que tal dar uma mãozinha aos amigos empreendedores? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude seus seguidores a alavancarem seus negócios!