Você já ouviu falar em marketing de incentivo? Esta é uma estratégia utilizada pelas empresas para motivar os colaboradores, reconhecendo seus talentos e potencialidades. Considerando que o incentivo aos colaboradores é um dos grandes desafios enfrentados pelas organizações, podemos entender que o marketing de incentivo pode ser um grande aliado para obter melhores resultados, ter funcionários mais engajados e, consequentemente, mais produtividade. Mas esses não são os únicos benefícios.
O que é o marketing de incentivo
O marketing de incentivo é uma forma de melhorar a performance e o desempenho dos colaboradores por meio de um tripé composto por motivação, reconhecimento e recompensa. Podendo ser aplicada a qualquer empresa (independentemente do tamanho ou do segmento em que atua), essa estratégia é utilizada especialmente para as equipes de vendas, revendedores e distribuidores, mas também pode ser adotada em outros departamentos e também na interação com os clientes.
A ideia é que, conforme os colaboradores atinjam as metas, sejam reconhecidos e ganhem uma recompensa por isso. A empresa não precisa fazer investimentos, porque a recompensa é realizada no momento em que as metas são alcançadas. Ou seja, é um sistema em que empresa e colaborador saem ganhando.
E quais são as vantagens dessa estratégia?
1. Retenção de talentos
Qualquer ação voltada para a qualidade de vida no trabalho ajuda a reter talentos. No entanto, o marketing de incentivo auxilia muito nesse processo, porque, além da remuneração, o colaborador que atinge sua meta ganha um prêmio extra. Isso o incentiva a trabalhar todos os dias e perseguir o prêmio, que pode ser uma folga extra, uma recompensa em dinheiro, a oferta de um produto ou serviço, por exemplo.
Assim, o colaborador comprometido e talentoso não se cansa das suas atividades, porque está sendo sempre levado a conquistar algo a mais.
2. Mais produtividade
Colaboradores motivados produzem mais — e isso é um fato que não se discute. Ao invés de passar o dia reclamando que está no trabalho, o funcionário que sente prazer em trabalhar corre atrás para alcançar sua meta e também pretende ultrapassá-la, destacando-se perante os colegas. O resultado dessa maior produtividade é mais lucro para a empresa e a geração de novas oportunidades de negócios.
3. Melhor clima organizacional
O marketing de incentivo melhora muito o clima organizacional, porque a motivação dos colaboradores faz com que eles se sintam mais alegres no trabalho. Isso alivia a tensão do dia a dia e ajuda o funcionário a encarar os desafios de maneira positiva. Ou seja, ele não se abala tão facilmente e coloca o seu objetivo pessoal e profissional acima dos problemas rotineiros.
4. Melhor imagem da empresa
A imagem da empresa perante os funcionários melhora muito quando se adota o marketing de incentivo. Ao invés de acreditar que a organização não se importa com eles, os colaboradores entendem que a empresa deseja ter lucro e produtividade, mas também se preocupa com o bem-estar dos funcionários. Essa mudança de visão impacta positivamente nos novos colaboradores e ajuda os mais antigos a reverem suas opiniões.
5. Satisfação e fidelização dos clientes
Uma empresa que atende bem seus clientes consegue satisfazê-los e fidelizá-los. Isso ajuda a reduzir custos (porque fidelizar clientes é menos custoso que buscar novos consumidores), aumentar as vendas e ter mais lucratividade. Além disso, essa é uma ação de efeitos positivos a longo prazo, tanto para a empresa quanto para clientes e colaboradores.
Para entender melhor o marketing de incentivo e ter mais ideias, leia o post 5 tipos de premiação no marketing de incentivo. Agora é só implantar a estratégia e obter os benefícios que ela proporciona.