O marketing de incentivo é uma poderosa ferramenta para engajar toda a equipe na busca por resultados. Essa estratégia tem foco nos clientes internos da empresa, seus colaboradores. Com ela, é muito mais fácil alcançar metas e otimizar os resultados do empreendimento.
Incentivar é despertar ânimo, estimular, incitar. Assim, essa estratégia se utiliza de diversas ferramentas para despertar o interesse de todos os colaboradores na busca pelos objetivos organizacionais – por mais desafiadores que sejam.
E então, quer saber como o marketing de incentivo pode ajudar sua equipe? Continue lendo nosso post e fique por dentro do assunto!
Conheça algumas ferramentas do marketing de incentivo
Incentivar nem sempre é uma tarefa fácil – aliás, os incentivos errados podem até mesmo prejudicar o negócio. Além disso, lidar com pessoas não é uma ciência exata, então é importante contar com o apoio de profissionais especializados no assunto.
Entretanto, existem algumas ferramentas que podem (e devem) ser usadas para incitar o time de trabalho a alcançar metas organizacionais. Vejamos algumas delas:
Viagens de incentivo
Essa prática tem se tornado bastante comum nas empresas. As viagens, seja para a praia ou para o campo, são sempre estimulantes e desejadas por todo o time trabalho. Quando essa oportunidade surge, todos ficam animados para alcançar as metas o mais rápido possível e receber sua tão sonhada recompensa.
Prêmios físicos
Outra forma muito poderosa para incitar sua equipe no alcance das metas é oferecer premiações físicas, como eletrodomésticos, celulares, notebooks, etc. O mais interessante dessa ferramenta é que seu efeito é contínuo: sempre que seu funcionário usar ou mostrar a premiação para alguém, ele irá se lembrar da empresa e de como é bom superar as metas propostas.
Feedback positivo
Muitos gestores ainda pensam que oferecer feedback é apenas falar das coisas erradas e apontar melhorias, mas isso não está certo. Essa técnica também vislumbra os pontos positivos do funcionário, demonstrando estar atento a o que a equipe faz de correto. O retorno positivo bem aplicado vai animar os colaboradores e contribuir para a melhoria do seu desempenho.
Reconhecimento público
O reconhecimento sempre foi muito importante, afinal, todos gostam de perceber seus esforços valorizados. Quando isso acontece em público, então, o sentimento é de glória. Apesar de ser importante reconhecer publicamente os esforços dos colaboradores, é importante ter cuidado para não suscitar o surgimento de possíveis conflitos internos ou o sentimento de não reconhecimento por parte dos outros funcionários.
Outras premiações
Existem inúmeras premiações que podem estimular a equipe de trabalho, então é importante ser criativo para escolher qual melhor se encaixa em sua empresa. Alguns exemplos: participação nos lucros, horário flexível, folga remunerada, quadro de funcionário do mês, vaga exclusiva na garagem da empresa e jantar com acompanhante.
Ofereça incentivos realmente relevantes para o time de trabalho
Os incentivos devem ser planejados visando sempre seus colaboradores: são eles o seu público-alvo. Então é indispensável que ele tenha um real valor para a equipe de trabalho, sendo almejado por seus integrantes.
Para identificar os melhores incentivo, é recomendável fazer uma análise prévia. Essa atividade contempla a avaliação do perfil dos colaboradores, a cultura da empresa e sua concorrência no mercado. Além disso, é necessário um plano de ação e sustentação da campanha de incentivo, para que continue “quente” até o final.
Se bem implementada, além de ajudar a sua equipe a alcançar metas, a campanha de incentivo também irá contribuir na retenção de talentos, diminuição dos conflitos internos, melhoria na comunicação interna e no endomarketing.
E então, pronto para extrair o melhor da sua equipe? Entre em contato conosco!